A obra resulta de um pedido feito a Paulo Cannabrava Filho pela Associação Brasileira dos Anistiados Políticos (ABAP). A imagem da capa é do fotográfico Juca Martins, que registrou a passeata do Movimento pela Anistia em 1969, em São Paulo.
Paulo Cannabrava Filho é um jornalista desde sempre comprometido com as causas da profissão e militante político que participou e conheceu por dentro as perseguições desencadeadas contra todos aqueles que, como ele, escolheram o legítimo direito de resistência à ditadura civil-militar. Quando do golpe de 1º de abril de 1964, integrava a equipe de correspondentes no Brasil da Prensa Latina e estava no Última Hora.
Neste trabalho, ele situa a Anistia Política no contexto dos principais eventos da resistência ao regime ditatorial implantado em 1964. Farta documentação é apresentada e disponibilizada para a compreensão dos anos da ditadura civil militar, das lutas de resistência e da construção das políticas de Memória, Verdade e Justiça.
Além da atuação política e jurídica da ABAP, do trabalho incansável de seus membros, das lutas travadas, da emoção produzida a partir das memórias dos militantes, este livro apresenta uma reflexão sobre o período principalmente para os jovens (filhos, netos, sobrinhos, familiares) que desconhecem a história recente. De maneira plural e generosa, registra ainda a atuação de diversas outras entidades que foram imprescindíveis para a afirmação dos direitos da Anistia Política.
Rita Sipahi
O livro encontra-se disponível para compra em nosso site. Confiram!
Sobre o autor: Paulo Cannabrava Filho é jornalista há mais de 60 anos e incansável militante. É autor de diversos livros já publicados e outros em fase avançada. Atualmente, se dedica à revista Diálogos do Sul, herdeira da Cadernos do Terceiro Mundo, que é uma trincheira de luta para um mundo melhor. Pela Alameda, lançou em 2018 a obra Governabilidade Impossível.