Uma história intelectual do romance da Revolução Mexicana - escritores, camadas populares e ideias em circulação

Capa do livro "Uma história intelectual da Revolução Mexicana", de Warley Brant Pimentel
Capa do livro “Uma história intelectual da Revolução Mexicana”, de Warley Brant Pimentel

O livro Uma história intelectual do romance da Revolução Mexicanaescritores, camadas populares e ideias em circulação, de Warley Brant Pimentel, que pode ser baixado aqui, é um estudo profundo sobre a História Mexicana pelo viés da história intelectual da literatura mexicana revolucionária.

Essa produção, que recebeu o título de “romance da Revolução Mexicana”, é um rico material que engloba memórias, autobiografias e romances. A partir de uma investigação exaustiva e numa linguagem estimulante, algo raro entre obras historiográficas, Warley Brant Pimentel traça uma teia que amarra os debates culturais e políticos do México revolucionário.

Livros sobre o México no catálogo da Alameda

O leitor terá a oportunidade de mergulhar no universo de autores e obras que marcaram o ambiente cultural mexicano da época e os embates referentes às representações literárias da Revolução, das camadas populares, de seus líderes, mas também da complexa e por vezes paradoxal relação entre escritores e Estado e, por fim, da própria construção da memória revolucionária.

A Revolução Mexicana foi abordada por milhares de estudos históricos, mas ouso dizer que, para entender este acontecimento chave na história latino-americana, nada melhor do que a literatura. Portanto esta obra, além do valor histórico, é uma estimulante cartografia da literatura mexicana do século XX.

Carlos Alberto Sampaio Barbosa – Departamento de História da UNESP

Sobre o autor: Warley Brant Pimentel (vulgo Alves Gomes) é historiador, escritor e colunista. Além da presente obra, publicou os livros O Vosso Reino (romance, Jaguatirica, 2019), A literatura da Revolução Mexicana: Mariano Azuela, entre o desencanto e a esperança (história, Caravana, 2021) e Moloque (romance, Caravana, 2023), tendo esta última recebido uma tradução para o espanhol.

Please follow and like us:
Leave a comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *