Artes visuais nos anos inciais do ensino fundamental

Artes visuais nos anos inciais do ensino fundamental

Obra coordenada por Betania Libanio Dantas de Araujo traz reflexões a respeito do ensino das artes visuais para estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental

O livro Artes visuais nos anos inciais do ensino fundamental faz parte da série Cadernos de Residência Pedagógica, elaborada pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A obra traz reflexões a respeito do ensino das artes visuais para estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental.

Leia abaixo a Introdução do livro. O download do livro completo pode ser feito aqui.

 

O olho vê tão-somente o que a
mente está preparada para compreender

Henri Bergson

Este caderno apresenta a arte como conhecimento fundamental na vida e na escola¹. É também no espaço educativo que crianças poderão ter a preparação para ver, olhar, selecionar e ampliar o gosto² como experiência estética. 

As crianças, em suas múltiplas linguagens, encontram no fazer artístico a descoberta de si e do mundo. Turmas favorecidas pela expressão artística aprendem melhor pela relação que mantém com a cultura. Seria a arte um caminho significativo para conectar-se com todas as áreas do conhecimento? Por que vivemos a sua ausência na trajetória escolar? A escola privilegia algumas disciplinas em detrimento de outras? Será que sempre foi assim? Será que outros países consideram todas as áreas de conhecimento em condição de igual importância? O professor encontra dificuldades para incluir a arte em suas aulas? 

Você levantará muitas questões sobre ausência e presença da arte na escola percebendo um formato escolar constituído em tempos remotos: o desenho para pintar, a margem traçada por régua, cartazes escolares. Trará também à memória o ensino da arte em sua trajetória escolar. 

Na educação infantil, por exemplo, atividades de modelagens e pinturas ainda estão presentes; será que são livres ou dirigidas? Mas essas experiências muitas vezes não são garantidas no ensino fundamental. O caderno, a borracha e o lápis são os astros do momento. E muitas famílias gostam de mochilas pesadas e cadernos cheios de escrita mesmo que ausente de significado. Aos poucos, as crianças vão abandonando o desejo de expressão, exceto se for intenção do professor planejar as ações artísticas. Todavia o currículo do Ensino Fundamental, no exercício da polivalência, prevê experiências nas áreas de Artes Visuais, Música e Corpo. 

Neste caderno conheceremos a necessidade da arte e as ações de liberdade que poderão fomentar a educação de crianças inventivas, autoras e mais felizes. 

A pergunta deste caderno é: Por que e para que arte? Como impulsionar a criatividade na criança-estudante?

Neste caderno apresentamos as Artes Visuais como área de conhecimento. Inicialmente em Arte? Para quê? fundamentamos a experiência de sentimentos e emoções na construção cotidiana da cultura no ensino da Arte. Apresentamos as Artes Visuais como área que surgiu no século XX unindo as artes plásticas, tecnologia e performance. Em Imaginação: criando o não-lugar refletimos sobre a imaginação como exercício do pensamento. Por fim, apresentamos algumas ações da arte e outras áreas em Artes Visuais em diálogo. Desejamos uma boa leitura e descoberta desta área de conhecimento tão necessária nas aulas ministradas pelo professor polivalente e pelo professor especialista. 

Boa leitura!

 

¹Em 1996 nos debates da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação tentaram retirar a arte do currículo. Em 2016 novamente a arte foi questionada, na contramão da experiência curricular, em países estrangeiros, onde a arte é eixo fundamental do conhecimento.

²Gostar é apreciar ou ter predileção por algo. Contudo a subjetividade do gosto precisa estar aberta para o conhecer e não o preferir. Ter gosto seria estar aberto ao objeto sem preconceito, mas é prejudicado pela enorme exposição midiática que estabelecem determinados padrões de gosto. 

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